Softys lança a primeira competição internacional para apoiar projetos que forneçam acesso à água potável


  • Chile, Argentina, Peru, Equador, Colômbia, Uruguai e Brasil serão os países onde a nova iniciativa será lançada simultaneamente, o que permitirá acelerar 20 soluções que darão acesso à água potável nos locais mais vulneráveis onde a Softys opera.
  • O concurso terá 3 vencedores e o 1º lugar poderá implementar sua solução em uma comunidade próxima às operações da empresa na América Latina.
  • A instância será desenvolvida em parceria com o Centro de Innovación UC e a Fundación Amulén, uma organização sem fins lucrativos com ampla experiência em questões de água.

 

Na América Latina, cerca de 37 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Consciente dessa realidade, a Softys, em parceria com o Centro de Innovación UC Anacleto Angelini da Universidad Católica de Chile e Amulén, a fundação da água, lançou o “Softys Water Challenge”, uma iniciativa que busca reunir empreendedores que desenvolvam soluções inovadoras para permitir o acesso à água potável em áreas vulneráveis, gerando um impacto direto na saúde e higiene das comunidades.

 

Em sua primeira versão, o concurso tem como objetivo identificar soluções que melhoram o acesso à água potável em comunidades que não a possuem atualmente. O projeto será desenvolvido em etapas e, ao final do processo, o “Softys Water Challenge” terá três vencedores que receberão um prêmio em dinheiro para desenvolver suas ideias. Da mesma forma, quem obtiver o primeiro lugar receberá financiamento extra para implementar sua solução em alguma comunidade, idealmente próxima às operações da Softys a nível regional.

 

Mas, além dos vencedores, o concurso acelerará as 20 soluções pré-selecionadas, apoio que se materializará graças à aliança com o Centro de Innovación UC, que fornecerá suporte e monitoramento no modelo de negócios e na aplicação da tecnologia das startups.

 

“Nosso objetivo é desenvolver marcas e produtos que ofereçam o melhor atendimento às pessoas no dia-a-dia e em todas as fases da vida, e sabemos que não podemos obter esse cuidado sem água. A crise ambiental e hídrica é uma realidade tanto global quanto local, que nos desafia fortemente na região. Nesse contexto, nasceu o ‘Softys Water Challenge’, a partir de nosso foco na sustentabilidade e da nossa convicção de gerar um impacto positivo nos arredores, em nossos clientes, em nosso pessoal, nas comunidades em que estamos presentes e, é claro, no meio ambiente”, afirmou Gonzalo Darraidou, Gerente Geral da Softys.

 

“Na Fundación Amulén, trabalhamos para o desenvolvimento de comunidades vulneráveis através da água, melhorando sua qualidade de vida a partir do uso, gestão e acesso a esse recurso básico. Temos um modelo de desenvolvimento sustentável de projetos ao longo do tempo, que gera um alto impacto social e busca melhorar a qualidade de vida das pessoas todos os dias. A iniciativa Water Challenge busca expandir a oferta de soluções inovadoras para fornecer acesso rápido e eficiente às comunidades carentes da América Latina. Nos orgulhamos de participar dessa iniciativa porque estamos convencidos de que a inovação é a chave para obter mudanças substanciais em benefício das pessoas”, afirmou Rocío Espinoza, Diretor Executivo da Fundación Amulén.

 

Por sua parte, Conrad von Igel, Diretor Executivo do Centro de Innovación UC, explicou que “nosso papel e identificar as soluções, analisando a viabilidade das tecnologias e aprimorando seu desenvolvimento, a fim de encontrar e promover novas maneiras de fornecer acesso a água potável. Promovemos constantemente uma cultura e um ambiente pró-inovação e empreendedorismo, e essa iniciativa de apoiar startups reflete nosso compromisso com o desenvolvimento integral e sustentável.”

 

A fase de inscrição começa em 06 de janeiro e termina em março. Posteriormente, entre 13 e 26 de abril, os 10 projetos finalistas serão anunciados, e os três vencedores serão divulgados em maio.

 

O desenvolvimento do projeto vencedor será entre junho e dezembro de 2020, em um local a ser definido com base nas características da própria solução e seus requisitos.

 

Por meio dessa iniciativa, o compromisso da Softys com a sustentabilidade e sua contribuição para o cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas, especificamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº 6 de “Água Limpa e Saneamento”, que estabelece o objetivo de alcançar acesso universal e equitativo à água potável a um preço acessível para todos até 2030.

 

Uso de água na região

 

Na América Latina, 37 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e quase 110 milhões não têm acesso ao saneamento básico. Além disso, em 2025, espera-se que metade da população mundial viva em áreas com escassez de água, devido às mudanças climáticas, crescimento populacional, mudanças demográficas e urbanização.

 

Além disso, em alguns dos países onde Softys opera, as condições de acesso à água são semelhantes à média da região. Por exemplo, na zona rural do Chile, 47% da população não tem acesso à água potável, devendo ser abastecida por água de poço, rios, nascentes, lagos, estuários ou fontes externas, como caminhões-pipa. Isso equivale a aproximadamente 1.500.000 pessoas. Mais ao norte, no Peru, 28,1% das pessoas nas áreas rurais acessam a água por rio, vala, nascente ou poço. No Brasil, 35 milhões de pessoas continuam sem acesso à água para consumo diário.

 

  • 01/12/2020

    Softys recebe prêmio Ética nos Negócios 2020 por iniciativas de proteção e combate à COVID-19

  • 24/11/2020

    Lançamento Primeiro Relatório de Sustentabilidade Softys

  • 01/11/2020

    Política da qualidade Softys Brasil

  • 14/09/2020

    Policita Energética Softys Brasil

  • 20/08/2020

    Empreendimento mexicano ganha o primeiro lugar do Softys Water challenge

  • 08/07/2020

    Softys lança sua Estratégia de Sustentabilidade

  • Softys anuncia doação de 400 mil máscaras cirúrgicas para o Paraná

  • 14/04/2020

    Softys compra uma segunda máquina para fabricar máscaras protetoras.

  • 02/04/2020

    Softys fabricará máscaras cirúrgicas gratuitamente.

  • 25/03/2020

    #CUIDARSEÉTAREFADETODOS

  • 09/01/2020

    Softys lança a primeira competição internacional para apoiar projetos que forneçam acesso à água potável

  • 01/11/2019

    Softys conclui a aquisição da SEPAC no Brasil

  • CO-FUNDADORES DA AMAZON E DA ALIBABA.COM COMPARTILHARAM VISÕES E EXPERIÊNCIAS NO SOFTYS INNOVATION WEEK 2019

  • A melhor campanha de fraldas, com os melhores protagonistas

  • 10/02/2018

    O valor da inclusão

  • 28/07/2017

    Reciclar é vida

  • 20/08/2018

    Biodiversidade

  • 24/04/2018

    Cuidado da água

  • 30/03/2017

    Fundação CMPC

  • 10/11/2018

    Nova Planta Cañete será a mais moderna do Peru