Empreendimento mexicano ganha o primeiro lugar do Softys Water challenge


A premiação foi realizada em formato streaming:

EMPREENDIMENTO MEXICANO GANHA O PRIMEIRO LUGAR DO SOFTYS WATER CHALLENGE

 

  • O empreendimento “Isla Urbana”, vencedor do concurso, projeta e instala sistemas de captação de água da chuva nos telhados das casas, levando água potável para localidades carentes.
  • Empreendimentos do Chile e de Israel ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente.
  • O primeiro colocado obterá, através da Softys, financiamento adicional para desenvolver a solução em uma comunidade carente de água potável na América Latina.

 

Santiago, 20 agosto de 2020. Após sete meses de competição, foram finalmente conhecidos os três vencedores do Softys Water Challenge, que desde janeiro convocou empreendedores/as com soluções que dessem acesso à água potável na América Latina. O primeiro lugar da iniciativa foi para Isla Urbana, solução proveniente do México, que projeta e instala sistemas de captação de água da chuva nos telhados das casas, proporcionando uma fonte alternativa de água potável em comunidades vulneráveis ​​de forma eficiente e sustentável. O empreendimento receberá financiamento adicional da Softys para implementar sua solução em uma comunidade carente de água potável na América Latina.

 

Na opinião de Nabani Vera, diretor de Comunicações do Isla Urbana, a simplicidade e eficácia da ecotecnologia, que dá a cada família a possibilidade de se auto-abastecer de água sem depender de nenhum agente ou ator externo, foi o elemento diferenciador que os fez merecedores do primeiro lugar. “Estamos muito felizes. Embora os prêmios e reconhecimentos não sejam o objetivo do nosso projeto, eles servem muito para confirmar que as coisas estão sendo feitas de maneira correta, além de nos inspirar a continuar fazendo o trabalho com dedicação, paixão e alegria”, afirmou.

 

O segundo lugar do concurso foi obtido pela Remote Waters, startup que fornece uma tecnologia de purificação da água do mar ou subterrânea para abastecer de água potável, limpa e segura comunidades com acesso limitado a esse recurso. Consiste em um purificador de fácil operação e deslocamento que trata a água contaminada, substituindo os poços de grande profundidade que milhares de famílias realizam atualmente em decorrência da escassez hídrica.

 

Enquanto isso, o terceiro lugar foi para Watergen, empreendimento israelense com presença no Chile há dois anos, e cuja solução consiste em um dispositivo que produz até cinco mil litros de água potável por dia a partir de geradores que aproveitam a umidade do ambiente para transformá-la em água potável e purificada, podendo fornecer água a nível domiciliar e/ou comunitário.

 

Assim, depois de ter recebido mais de 500 inscrições, em que 85 projetos de 31 países cumpriram em 100% as bases do concurso, e os 20 semifinalistas foram acelerados juntamente ao Centro de Inovação UC, o Softys Water Challenge finaliza sua versão 2020 por meio de uma premiação virtual transmitida por streaming.

 

O jurado esteve composto por Cristóbal Somarriva, Gerente Legal da Softys Latam; Jorge Matte, Presidente da Fundação Amulén; Conrad Von Igel, Diretor Executivo do Centro de Inovação UC; Ignacio Lira, Subgerente de Assuntos Públicos das Empresas CMPC; Marcello Basani, especialista em água e sanitização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Maria de los Ángeles Romo, Diretora Executiva da Startup Chile; Hiroshi Wald, Diretor Executivo da Austral Capital Partners e Zoraida Sánchez, Coordenadora do Programa de Acesso à Água da Fundação Avina, Peru.

 

O Softys Water Challenge é uma iniciativa que se liga aos esforços que a Softys – filial da CMPC de produtos de higiene e cuidados pessoais – está fazendo em eficiência hídrica, gestão de riscos associados à água e trabalho com a cadeia de abastecimento, entre outros. Da mesma forma, está diretamente relacionado com o objetivo de promover o desenvolvimento das comunidades locais, compromisso que se insere na Estratégia de Sustentabilidade 2020-2023 da Softys, que por sua vez contribui para com os objetivos estabelecidos na Estratégia Corporativa das Empresas CMPC.

 

“Foram meses de trabalho intenso, e finalmente conseguimos identificar as três soluções que melhor atendem ao propósito do Softys Water Challenge, que é levar água potável a localidades carentes, e agora mais ainda em tempos em que higiene e saúde são tão importantes. Esse é o propósito que nos inspira na Softys, oferecer o melhor cuidado que as pessoas precisam no dia a dia e em todas as fases de suas vidas”, afirmou Nicole Sansone, Gerente de Personal Care e Sustentabilidade Latam Softys.

 

Por sua vez, Conrad von Igel, diretor executivo do Centro de Inovação UC, acrescentou que “os empreendedores que constituíram a primeira geração do Softys Water Challenge realizaram um trabalho notável, através do qual pudemos conhecer 85 soluções tecnológicas provenientes dos cinco continentes, aplicáveis em diferentes contextos de escassez de água potável. Ao promover uma cultura e um ambiente pró-inovação e empreendedorismo, a partir da universidade em conjunto com o setor privado e a sociedade civil, conseguimos impactar a vida diária das pessoas graças à tecnologia, proporcionando o acesso a este recurso vital”.

 

Verónica Puga, Diretora Executiva da Fundação Amulén, explicou que “estamos orgulhosos de fazer parte do Softys Water Challenge, uma oportunidade única de convocar inovações de todo o mundo para enfrentar esta realidade que afeta milhares de famílias no Chile e na América Latina. Esta iniciativa é, além disso, uma ferramenta poderosa para explorar e implementar novas tecnologias, pois é urgente como país incorporar a inovação como caminho para solucionar a grave crise da água que nos afeta”.

 

Sobre Softys

A Softys é a filial das Empresas CMPC, especializada na produção e comercialização de produtos de higiene e cuidados pessoais, como papel higiênico, guardanapos, papel-toalha, lenços, fraldas infantis e para adultos e produtos para proteção feminina e já é um importante fornecedor de alguns desses produtos para hospitais, clínicas e outras instalações de saúde. A Softys é líder na América Latina, atingindo mais de 500 milhões de consumidores, com operações em 8 países: Chile, Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México e Uruguai. E com suas marcas Elite, Babysec, Ladysoft, Cotidian, Higienol, Sublime, Kitchen, Confort, Nova, Premier, Sussex e Elite Professional oferece soluções inovadoras e sustentáveis ​​para a higiene e o bem-estar das pessoas da região. Para saber mais sobre seus produtos e iniciativas, visite: https://www.softys.com/

 

Sobre a Fundação Amulén

Amulén é uma fundação que busca o desenvolvimento de comunidades vulneráveis ​​através da água, melhorando sua qualidade de vida a partir do uso, manejo e acesso a este recurso básico. Possui um modelo de desenvolvimento de projetos sustentáveis no tempo que gera um alto impacto social e que busca melhorar a cada dia a qualidade de vida das pessoas.

Impacto: mais de 1.000 beneficiários diretos com programas de acesso à água em todo o Chile.

 

Sobre o Centro de Inovação UC

Inspirar, conectar e organizar a inovação. Procura promover uma cultura e um ambiente pró-inovação e empreendedorismo na universidade e no país, através de encontros, construção de redes e promoção de projetos conjuntos entre a Universidade, o setor privado e o setor público. Pertencente à Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade Católica, o espaço está em concordância com a excelência na criação e transferência de conhecimento e formação de pessoas.